terça-feira, 24 de junho de 2008

A família de Rani

Era uma vez um homem chamado Ram Singh Munda. Ele morava na Índia com sua esposa e sua filha Dulki. A família de Munda vivia em uma tribo na floresta indiana. Um dia sua esposa faleceu e a filhinha de apenas quatro anos ficou inconsolável. Um ano depois, em uma de suas incursões pela mata, ele encontrou uma ursa filhote, que assim como sua filha, era órfã. Ele decidiu levá-la para casa e criá-la como um animal de estimação. A ursa devolveu a alegria de sua filha e sobreviveu graças aos cuidados dos dois.


Essa poderia ser uma história muito feliz se não tivesse um desenrolar tão trágico. Depois de um ano com a ursa morando na casa de Munda, um jornal local decidiu fazer uma matéria sobre a família. A reportagem repercutiu entre as autoridades sanitárias da região e o homem foi preso por violar as leis de proteção à vida selvagem. A ursa mandada para o zoológico, onde se recusa a comer, e a criança foi enviada para um orfanato.

Hoje, até mesmo os ativistas ambientais pediram que o homem fosse libertado e que pudesse encontrar novamente o animal. Munda é analfabeto e vive em uma tribo, portanto não tem conhecimento das leis vigentes no país. E sabe o que é mais lindo dessa história? O nome escolhido por ele para batizar a ursa foi Rani, que significa Rainha.

Eu torço pela reunião da família de Rani.