segunda-feira, 28 de abril de 2008

Nhoque nhoque

Estava fazendo uma pesquisa para o trabalho hoje e minha missão era descobrir a origem do costume de comer nhoque no dia 29 como uma forma de obter sorte e fortuna. Descobri que esta tradição é bem antiga, começou na Itália e chegou ao Brasil com os imigrantes.

Não acredito muito nessas simpatias e superstições, mas encontrei uma história muito bonitinha. Na verdade, existem algumas variações do conto que inspirou este costume, mas o enredo e a moral da história são iguais. Como gostei bastante, aí vai:

Diz a lenda que um nobre italiano, entediado com sua confortável vida, encheu um saco com moedas de ouro e saiu pelo mundo. Depois de muito tempo caminhando e gastando todo o seu dinheiro, ficou com a aparência de um mendigo. Cansado e sem dinheiro, bateu à porta de um casebre e pediu comida. O camponês que morava ali ofereceu um banho quente e um prato com uma massa feita com batatas - a única coisa que ele tinha para ofertar.

Durante o banho, o nobre encontrou uma última moeda de ouro em seu bolso. Depois de comer o nhoque com molho de tomate, ele escondeu a moeda sob o prato e seguiu seu destino. O camponês encontrou o dinheiro e a partir daí prosperou muito.


Não é bonitinha? É uma espécie de "A Bela e a Fera meets Robin Hood". Eu virei adepta do nhoque no dia 29. É muito provável que eu nem coma amanhã e nem no mês que vem, porque sempre acabo esquecendo que dia 29 é dia 29 e que dia 29 é dia de nhoque, mas apóio a comilança!

E também lembrei que hoje, dia 28 de abril, estou a exatamente um mês de completar 22 anos. Frio na barriga! E, como muitos acreditam, hoje estou entrando no meu inferno astral. Mas como não há uma historinha bonitinha por trás dessa superstição, eu vou fazer questão de ignorá-la! Só acredito nas simpatias ou superstições que sejam inspiradas em contos de fadas. É meu novo lema!

5 comentários:

Lui disse...

Ai loirelda, esse sei bloguildildo está tão lindo e informativo, hahahaha.

Olha só, depois de você ter feito o meu aniversário de 21 anos ter sido tão maravilhoso, eu tenho certeza que o universo vai te recompensar com um lindo paraíso astral, viu?

E se você quiser, eu como nhoque com você amanhã!

Beeeeeeijo!

Rafa disse...

rezildinhaa, você não tem inferno astral meu bem, vc é um anjinho lindo que só tem momentos lindos na sua vida, sem coisas ruins... bom, momentos ruins todo mundo tem, mas vc tem lindeza e bondade o suficiente pra passar batido haha
gente, o quanto eu te amo ??? e essa histórinha do nhoque eh super cute ! eu ia comer nhoque semana passada mas desencanei, porque, sinceramente, eu não vejo muita graça no nhoque... mas agora, fiquei com vontade...

Marcelo Cobra disse...

eu gosto de nhoque e estou sempre com fome. qdo quiser fazer um nhoque e me chamar para comer, estou dentro! haha, beijo.

Juliano Coelho disse...

acredito só nas simpatias que são boas pra mim. haha.

Anônimo disse...

hmm eu também gosto de um nhoque, nada mal