domingo, 22 de março de 2009

Panelada

Já havia ouvido falar muito das Paneleiras de Goabeiras. O ofício dessas senhoras capixabas, que trabalham em um galpão na periferia de Vitória, é patrimônio cultural imaterial do Brasil, registrado pelo Iphan.
O que não podia imaginar é que a região era realmente bem pobre. Quem trabalha alí, molda argila retirada do mangue o dia todo para sustentar famílias inteiras. A produção é enorme e o preço das peças baixíssimo, dá para comprar panelas à partir de cinco reais. As panelas são produzidas no galpão que já ficou pequeno para tantas artesãs e a queima é feita alí mesmo, em uma área externa, com partes de caixas de feira e madeira que iria para o lixo.
O que impressiona é a precisão, já que nenhuma dessas panelas é feita com um molde ou forma. São todas esculpidas pelas hábeis mãos das paneleiras, que aprenderam o ofício com suas mães e pretendem também repassá-lo para suas filhas.
São as paneleiras de Goiabeiras (vem do nome do bairro: Goiabeiras Velha) que produzem as panelas utilizadas nas moquecas preparadas nos principais restaurantes de Vitória e região. Todos os indicados pelo Guia em Vitória afirmam comprar os recipientes da cooperativa.

>>Mais do mesmo

Nenhum comentário: